sábado, 13 de junho de 2009

Da Saliva aos Computadores

...“ A escola organiza-se como uma agência centrada no professor, o qual transmite, segundo uma gradação lógica, o acervo cultural aos alunos. A estes cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.
Ao entusiasmo dos primeiros tempos pelo tipo de escola acima descrita de forma simplificada, sucedeu progressivamente uma crescente decepção. A referida escola, além de não conseguir realizar seu desiderato de universalização (nem todos nela ingressam e mesmo os que ingressavam nem sempre eram bem sucedidos)... e a essa escola que passa a ser chamada de Escola Tradicional”. ( Dermeval Saviani – Escola e Democracia, ps.6 e 7).

Destaco esses textos de Saviane, para mostrar que apesar de estarmos no século XXI, o que foi citado acima se referia a fatos ocorridos a partir do final do século XIX. Fatos que levaram ao surgimento de outras teorias da educação, cuja crença era o surgimento de uma escola que teria como função precípua à equalização social. O que aconteceu com esta escola que passou mais de um século e continuamos a criticá-la, a condená-la?
.Ainda continua acontecendo em muitas escolas que o principal instrumento da educação é “a saliva, o giz e o quadro negro”, apesar de já conhecermos a mais de 50 anos os imensos meios audiovisuais.
Quanto aos computadores! Em muitas ainda nem chegou. O que dizer da Internet? Quando será que entraremos no novo milénio em relação a educação??? Maria Luiza de Aguiar Mattos

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