domingo, 4 de abril de 2010

Aula de Ciencias "Projetos"

A Pedagogia de Projetos:
A Pedagogia de Projetos e sua história. A busca de satisfação.Projetos de Trabalhos.

Afinal, o que é Pedagogia de Projetos?
 Concepção filosófica que resulta da mudança de postura em relação ao processo ensino aprendizagem, aproximando os alunos, o máximo possível, do seu contexto social através do desenvolvimento do senso crítico, da pesquisa e da resolução de problemas.

Objetivos da Pedagogia de Projetos
 Possibilitar a interação do aluno no processo da construção do conhecimento.
 - Viabilizar a aprendizagem real, interessante, ativa e significativa.
 - Trabalhar o conteúdo conceitualmente a fim de formar opiniões, de forma procedimental e atitudinal.
 - Proporcionar ao educando uma visão global da realidade e um desejo contínuo de aprender.

Por que trabalhar com Pedagogia de Projetos?
 Transformações sociais.
 - Desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências.
 - Valorização do educador e do educando.

História da pedagogia de Projetos
Segundo Dewey, a educação é o único meio realmente efetivo para a construção de uma sociedade democrática. Sendo assim, a escola precisa manter um clima cooperativo e participativo para que a criança desenvolva competências necessárias para atuar, democraticamente, no grupo social.
Tudo cpmeço na Escola Nova que mantém uma linha de trabalho ativo. Ela valoriza a experimentação; a participação do aluno no processo de aprendizagem; a relação horizontal entre professor e aluno; pesquisa/descobertas e vivência em grupo. A doutrina escolanovista enriquece as idéias de uma escola que busca inovar sua prática pedagógica e prepara o aluno para a vida na sociedade, desenvolvendo algumas competências voltadas para seu engajamento no mundo do trabalho. Na Bahia, um exemplo de escola que se pautou nessa linha, foi a Escola Parque, fundada por Anísio Teixeira na metade do século XX.
No Brasil, em 1932, vários educadores, especialmente após a divulgação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, a exemplo de Lourenço Filho (1897 a 1970) e Anísio Teixeira (1900-1971), divulgaram o pensamento do educador norte-americano John Dewey.
A Pedagogia de Projetos é uma mudança de postura pedagógica fundamentada na concepção de que a aprendizagem ocorre a partir da resolução de situações didáticas significativas para o aluno, aproximando-o o máximo possível do seu contexto social, através do desenvolvimento do senso crítico, da pesquisa e da resolução de problemas.
Acreditamos que a Pedagogia de Projetos surgiu com influência da Escola Nova. A idéia era e ainda é trabalhar com projetos que valorizem a pesquisa e o cotidiano do aluno. É uma concepção filosófica que deve estar contemplada na Proposta Político Pedagógica da escola. A operacionalização dessa concepção ocorrerá por meio de um projeto específico e com respostas precisas.

A Pedagogia de Projetos
É uma mudança de postura pedagógica fundamentada na concepção de que a aprendizagem ocorre a partir da resolução de situações didáticas significativas para o aluno, aproximando-o o máximo possível do seu contexto social, através do desenvolvimento do senso crítico, da pesquisa e da resolução de problemas.
Aula de Ciências n°01 – profª Maria Luiza

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